sábado, 7 de fevereiro de 2009


A maior solidão é a do ser que não ama. A maior solidão é a dor do ser que se ausenta, que se defende, que se fecha, que se recusa a participar da vida humana.

A maior solidão é a do homem encerrado em si mesmo, no absoluto de si mesmo, o que não dá a quem pede o que ele pode dar de amor, de amizade, de socorro.

O maior solitário é o que tem medo de amar, o que tem medo de ferir e ferir-se, o ser casto da mulher, do amigo, do povo, do mundo. Esse queima como uma lâmpada triste, cujo reflexo entristece também tudo em torno. Ele é a angústia do mundo que o reflete. Ele é o que se recusa às verdadeiras fontes de emoção, as que são o patrimônio de todos, e, encerrado em seu duro privilégio, semeia pedras do alto de sua fria e desolada torre.


Vinícius de Moraes


4 comentários:

Fénix disse...

Tantas e tantas vezes que eu sinto essa solidão.
Às vezes acho que vou explodir de dor... mas existe sempre uma solução. Sair de casa, procurar os meus amigos e chorar. Já o fiz e salvou-me.

Bj

Som do Silêncio disse...

Sabes Martinha...
A quantidade de vezes que já vim aqui ler-te.
Não sei explicar a razão de reler tantas vezes este texto...
Talvez porque já tive como companheira a solidão, já a tratei por "tu", e que embora agora não queira ser amiga dela novamente...por vezes sinto a falta dela...
Confuso? Talvez...mas verdadeiro.

Um beijo terno
Som

martinha disse...

Olá Som :))

um sorriso pa ti
confuso? não para mim não
eu entendo muitooo bem

é uma solidão de carência
bj
fica bem
martinha

Babes disse...

"A maior solidão é a do ser que não ama"
A maior dor é a do ser que ama em solidão.
Estranhos, indecifráveis e loucos os desígnios do coração...

Beijo em Ti