sábado, 28 de março de 2009


Carta a uma amiga


Recordo-me como se fosse hoje o dia em que nos conhecemos, eu senti –me uma miúda tão pequenina junto de ti, tu e eu na mesma sala de aulas 8º ano. Sentia em ti uma pessoa forte determinada pensei "que bom tenho aqui uma pessoa mais velha. Sempre gostei de estar e conviver com pessoas mais adultas. Será que vamos ser amigas?"

Curiosamente os medos que eu tinha de não poder chegar a ser tua amiga pelos 4 anos de diferença de idade, depressa se superaram, porque a empatia começou, a amizade tornou-se cúmplice e confidente, que apesar do percurso infeliz que lhe dei nos últimos 9 anos, se manteve até hoje.

Senti tanto a tua falta neste percurso infeliz, mas a minha teimosia a minha ignorância persistia em manter-me afastada de ti.

Foram muitas as vezes que peguei em papel...no telemóvel para te escrever para te falar, mas caía-me os braços e nada fazia. Eu sei porquê. Por vergonha daquilo que fiz, ter abandonado uma amizade estupenda sem mais nem porquê, pura cobardia minha, julgava-me importante era?!?! Fui sim uma fraca de espírito de sentimentos de coração.É, mas a vida ensina, não é? E ensinou-me da melhor forma que -“perdoar é o modo mais sublime de crescer... e pedir perdão é o modo mais sublime de se erguer! ...”

Tive coragem e telefonei-te e tu amorosamente dizes-te "as portas da minha casa sempre estiveram abertas para ti, tu decidis-te entender a vida de outra forma eu só tive que respeitar. Entender não porque nunca consegui...mas respeitei-te."

E quando nos encontramos tive a sensação imediata que entre nós não passou nenhuns 9 anos de ausência, porque o sentimento sempre existiu era o mesmo, verdadeiro… e sem prazo de validade.

Maria José obrigada por seres aquela amiga única…a melhor… a minha irmã que nunca tive ainda por cima a mais velha :)

És o que eu chamo de mulher “pilar”… podes estremecer mas jamais cairás.

Um beijo ternurento em ti


A música a que mais gostavas na altura


.

1 comentário:

Som do Silêncio disse...

Que coisa estranha!
Já tinha deixado aqui um comentário e "foi-se".

Assim sendo, cá vai de novo :)

Querida Martinha
Isto é uma bonita homenagem a uma amiga. Sentida e muito sincera.
Ainda bem que exitem pessoas assim, como a Maria José...e como tu :)

Um beijo terno
Som